Os principais desafios a serem driblados pela Gestão de TI
Com a modernidade, surgiram os recursos tecnológicos. Eles são fundamentais tanto para o dia a dia das pessoas quanto para a realidade das empresas. O fato é que no momento em que vivemos, estar em dia com soluções avançadas faz toda a diferença.
Nessa lógica, quem ganha cada vez mais importância é o setor de TI, capaz de impactar na transformação das operações e, consequentemente, nos resultados de uma companhia. Esse cenário dá um pouco da dimensão da importância da gestão de TI, responsável por comandar o setor.
Quer saber quais são os principais desafios desse profissional e como lidar com eles? Então, confira!
Garantir a segurança dos dados e informações
A qualidade do serviço do gestor de TI está diretamente associada à segurança do seu cliente. Por isso, se você ocupa esse cargo, saiba que é necessário ter atenção em relação às ameaças que colocam em risco a informação. É preciso criar métodos de prevenção e análise para evitar que falhas ou ataques representem um perigo constante para os envolvidos com a atividade.
É fundamental investir em soluções de segurança. A dica é contar com métodos de monitoramento constante. Com eles, você tem como identificar ameaças e agir sempre que for necessário, evitando dores de cabeça futuras.
Vale lembrar: nos últimos anos, mesmo grandes empresas foram vítimas de ataques cibernéticos na rede, que comprometeram sua credibilidade com os clientes, por isso, todo cuidado é pouco.
Alinhar o departamento de TI à atividade do cliente
A atuação da equipe de TI precisa ser estratégica, ou seja, cada ação, por menor que seja, deve estar alinhada com os objetivos principais da empresa para quem ela presta serviços.
Essa responsabilidade cabe à gestão de TI, que precisa organizar o funcionamento de todo o departamento de acordo com as metas de mercado do seu cliente. Somente assim ele tem como entregar a qualidade necessária a ponto de criar diferenciais para a empresa.
Pense em desenvolver uma forma de atuação adaptativa, ou seja, capaz de se integrar aos interesses de cada cliente de maneira a tirar dessa característica o elemento transformador da atividade dele. Um gestor de TI com essa competência tende a se destacar cada vez mais no mercado e prosperar profissional e financeiramente.
Acompanhar as evoluções tecnológicas
O mercado apresenta inovações a todo o momento, talvez seja essa a grande característica da nossa era. Hoje, o período de um ano pode marcar transformações significativas dentro de qualquer mercado, e não teria como ser diferente no segmento de TI.
Nesse caso, um grande desafio que se apresenta para a gestão de TI é ficar de olho nas tendências. Basta pensar em como soluções como o Big Data e a Cloud Computing, que sequer existiam anos atrás, hoje se fazem presentes na rotina das empresas. É preciso estar em dia com as inovações para, em função disso, garantir competitividade no setor em que atua e se destacar diante dos clientes.
Investir na qualificação da equipe
Uma função essencial para o líder de qualquer setor é trabalhar para a evolução dos seus comandados. Quando isso acontece, qualquer ação realizada por eles tende a ser aperfeiçoada. Por isso, o desafio é investir corretamente para garantir que essa melhora constante aconteça.
Treinamentos recorrentes são importantes, pois garantem que as inovações tecnológicas não surpreendam os profissionais a ponto de torná-los ultrapassados. Além disso, pense em cursos específicos para atualizar a equipe sempre que necessário.
Tenha em mente que caberá a você identificar a adequação da equipe às exigências, por isso, esteja sempre avaliando sua atuação para qualificá-la.
Atrair e reter talentos na equipe
Estar o tempo todo em busca de peças de reposição para a sua equipe gera custos e faz com que você perca tempo. Isso vai desde os processos de seleção, que podem durar meses, até o período de adaptação de um novo funcionário às necessidades dos seus serviços.
Sendo assim, é fundamental criar uma política de atração e retenção de talentos. Com ela, você consegue trazer para o seu lado profissionais capazes de contribuir com o sucesso dos seus projetos e evitar que eles sejam atraídos por outras empresas.
Pense em ter que repor especialistas no meio de um projeto importante. Isso é algo que pode comprometer seriamente o seu desempenho. Por isso, adote soluções, como o plano de carreira, uma forma interessante de motivar a equipe e agregar valor para seus serviços.
Trabalhar com indicadores de desempenho
Os Indicadores-Chave de Desempenho, ou Key Performance Indicator (KPI), são recursos úteis para garantir a conformidade das ações com aquilo que foi planejado. Por isso, saber como lidar com eles de acordo com a realidade de cada projeto é fundamental.
As métricas devem ser entendidas como índices a serem melhorados para sofisticar a qualidade do trabalho oferecido. Quando o KPI se mostra inferior àquilo que a empresa demanda do profissional, o gestor precisa atuar de maneira a corrigir as falhas e, assim, alinhar as ações com os objetivos do negócio.
Adote KPIs de segurança de dados, de tempo de resposta aos chamados e de tempo de disponibilidade dos sistemas, entre outros. Medir ações permite um ganho de qualidade relevante para os seus serviços.
Garantir a qualidade dos processos
É evidente que qualquer profissional precisa garantir a qualidade do serviço que oferece. No caso do gestor de TI, em especial, isso diz respeito às possibilidades que o mercado apresenta em termos de ferramentas.
É necessário realizar uma análise criteriosa para investir nas soluções mais viáveis para o modelo de gestão adotado. Ademais, elementos como o modelo de negócio e a própria cultura organizacional também precisam ser considerados na escolha das soluções, pois em função disso será possível otimizar os processos.
Enfim, pensar na área de TI de maneira estratégica é algo possível, desde que os responsáveis saibam lidar com os desafios que se apresentam. Assim, o objetivo deste texto foi dar a você informações essenciais para que se torne um profissional capaz de fazer isso.
Quer saber mais sobre gestão de TI e outros temas relevantes? Então, não deixe de assinar agora mesmo a nossa newsletter!