pic
Dificilmente o mundo corporativo teve que se adaptar a uma transformação tão repentina como a inclusão da cloud computing em processos operacionais e administrativos. E com tanta novidade surgindo o tempo todo, a segurança da informação se torna uma das prioridades.
Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre segurança de perímetro para a nuvem: o que é, por que ela exige novos investimentos e como garantir dados mais seguros. Vamos lá?
O que é uma segurança de perímetro?
Quando um exército conquista um novo território, a primeira ordem do líder é sempre a mesma: estabelecer um acampamento e delimitar um perímetro de segurança. Isso significa definir uma linha de defesa ao redor da tropa com batedores e vigias para que ninguém consiga se aproximar sem ser descoberto.
Esse termo tão comum no mundo militar começou a ser usado no mundo corporativo desde que os servidores e datacenters começaram a ser utilizados — computadores que armazenam informações confidenciais em uma rede interna.
O fato de que essa rede, em algum ponto do escritório, estava conectada à internet sempre exigiu a proteção dessas portas críticas, geralmente com o uso de firewalls e antivírus. A prática acabou ganhando o mesmo nome em que se inspirou e criando a segurança de perímetro empresarial.
Como a nuvem transformou a segurança de perímetro?
Não é tão difícil proteger um perímetro quando o sistema tem poucas entradas e saídas. Imagine, por exemplo, um edifício comercial que tem apenas uma portaria. Com muros altos e algumas câmeras de segurança, é possível evitar qualquer brecha ao redor do terreno, enquanto todo seu foco em investimento em segurança e controle fica na portaria principal.
Mas e quando esse edifício tem dezenas, centenas de entradas? Esse é o grande desafio que a nuvem trouxe para a segurança de perímetro no mundo corporativo.
Quando a infraestrutura tecnológica de uma empresa é mantida localmente, é possível identificar fisicamente e corrigir as brechas de segurança — desde um bom roteador conectando a rede interna à externa até a porta trancada para os servidores.
Já com a cloud computing, a linha do seu perímetro de segurança se torna menos definida. Grandes benefícios da tecnologia, principalmente a mobilidade permitida pelo trabalho remoto, criam inúmeros pontos de acesso que podem ser explorados por criminosos para comprometer ou vazar dados importantes.
E se o perímetro está mudando de forma, os processos de segurança também precisam se modernizar. O foco não pode se limitar como antes a construir muros mais altos, é preciso saber como investir para garantir monitoramento ativo e controle total sobre o uso de informações dentro da empresa.
Esse é um trabalho em conjunto de TI, setor financeiro e diretores estratégicos da empresa. É hora de se adaptar aos novos tempos, garantir a segurança da sua operação sem medo de abraçar as vantagens que a tecnologia proporciona a um negócio.
Como garantir segurança de perímetro para a nuvem?
Agora, você deve estar se perguntando como é possível defender um perímetro sem delimitação exata. A grande diferença desse novo modelo para a proteção comum de servidores locais é que a resposta nunca está em uma única solução.
Veja, então, em quais pontos você pode atuar em conjunto para melhorar a segurança da sua companhia:
Invista em softwares de gestão integrada
Softwares de gestão estão se tornando quase que obrigatórios para empresas que querem se manter grandes sem perder sua flexibilidade de processos otimizados e economia de recursos.
A mesma solução também é o ponto-chave para garantir uma segurança de perímetro para a nuvem. A grande mudança de paradigma na segurança da informação está na forma como uma empresa se protege: ao invés de construir muros mais altos, ter olhos voltados para cada pessoa que entra.
Os softwares e ferramentas para gestão automatizada conseguem monitorar em tempo real a visualização, edição e compartilhamento de dados dentro da rede da empresa, criando históricos de alteração e registrando quem está fazendo o quê. Com esse tipo de controle, qualquer anomalia é facilmente identificada e pode ser respondida em minutos.
Invista na nuvem
Parece contraditório, mas uma saída para garantir a segurança de perímetro para a nuvem é investir ainda mais em nuvem. Principalmente na hora de contratar computação remota, colocar sua infraestrutura na mão de uma provedora de cloud de qualidade diminui a vulnerabilidade do sistema.
Isso porque adotar um sistema na nuvem, quando bem implementado, é como criar mais uma camada de proteção, um muro dentro do muro. O acesso aos dados mais importantes da empresa é bem mais controlado, com credenciais restritivas e difíceis de serem burladas.
Proporcione à TI ferramentas para mobilidade
Com o uso de mobilidade para o trabalho, o perímetro de segurança de uma empresa ganhou inúmeras pequenas portas espalhadas pelo mundo.
Aumentar os recursos destinados ao setor de TI (se possível até aumentando a equipe), permite que os profissionais tenham mais tempo e ferramentas para lidar com o trabalho remoto, principalmente na hora de definir regras e monitorar o acesso em equipamentos pessoais — a grande brecha de segurança atualmente.
Reforce os treinamentos
E é claro que novas tecnologias exigem que toda a empresa se adapte. Como a segurança de dados se tornou mais individualizada, cada funcionário é responsável pelo bom uso da rede interna. Reúna diretores de todos os departamentos e o RH para criar novos termos de uso e metodologias de treinamento.
O importante é deixar claro o papel de cada um na segurança de perímetro para a nuvem, como o cuidado ao navegar em links suspeitos, abrir anexos duvidosos de e-mails ou instalar aplicativos de origem desconhecida em seus dispositivos móveis.
Conte com ajuda especializada
Mas, se você quer garantir sem sustos que a sua empresa está protegida de ameaças externas, a melhor saída é contar com uma equipe especializada em performance e segurança da nuvem.
Boas parceiras tecnológicas oferecem serviços de implementação e gestão de cloud, além de consultorias para o investimento em TI e suporte para recuperação de desastres. Quando o seu perímetro não é mais tão claro, sua empresa precisa de todos os olhos vigiando e protegendo a tropa.
Se antes uma empresa só precisava cuidar para ninguém ultrapassar a linha de suas defesas, hoje o perigo pode se infiltrar sem que ninguém perceba. Então, para garantir a segurança de perímetro para a nuvem, é preciso que cada funcionário seja vigilante e que os gestores tenham ferramentas o suficiente para monitoramento constante.
Como fazer isso? Com planejamento, estratégia de segurança e investimento em TI. Reúna todos os diretores e demonstre a sua preocupação. Juntos, com suporte tecnológico, vocês podem blindar os dados da empresa como nunca antes foi possível.
Gostou da dica? Se você quer conhecer mais novidades tecnológicas em cloud computing e descobrir como investir em segurança, venha nos seguir no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn!