Estamos no início de 2021, e para muitas pessoas vem aquelas listas de promessas ou planos para o ano novo. Alguns tentam a sorte outros buscam as tendências para ficarem alinhados com qual caminho devem seguir.
Mas para a área de tecnologia. Quais serão as tendências para 2021? Por ser um mercado bastante inovador, diariamente se lança novos produtos e soluções, pode ser que venha ser uma grande solução ou apenas uma tentativa que precise ser melhor aprimorada para o uso pessoal ou profissional.
Ainda estamos vivendo a maior pandemia dos últimos 100 anos. Esta pandemia acelerou a adoção de algumas tecnologia para facilitar a vida das pessoas, tais como: aplicativos para delivery, serviços de streaming, consultas online, reuniões online. Para 2021, os desafios ainda irão continuar, e mostrar cada vez mais que a TI é importantíssimo para a sociedade.
O foco na centralidade nas pessoas, independência de localização e entrega resiliente serão os focos para 2021, segundo a pesquisa realizada pelo Gartner. Ou seja, as pessoas devem estar no centro dos negócios, por isso, as empresas terão que se adequar e fazer uso de processos digitalizados.
Mas além do resultado da pesquisa mencionada pelo Gartner, selecionamos mais 9 dicas para vocês ficarem atentos:
1. Tecnologia 5G.
Esta tecnologia está sendo aguardada nestes últimos anos, ela promete inovar ainda mais os processos, assim dispositivos, como celulares, drones, smart watches, carros autônomos, eletrodomésticos e centrais de segurança poderão acessar a internet ao mesmo tempo.
Você já está preparado para a chegada da Rede 5G? uma cobertura que irá mudar o planeta, de forma mais ampla e eficiente.
O 5G promete inovar os processos, ajudar as empresas a implementarem arquitetura de dados escaláveis em tempo real, impulsionar ação, tomar decisão dinâmicas e inteligentes através de múltiplos fluxos de dados, e aumentar a capacidade de atendimento remoto.
2. Internet das Coisas ( IOT).
Segundo um estudo feito pelo Gartner, 25 bilhões de “coisas” conectadas estarão em uso até 2021. Pode se perceber que já é grande o número de dispositivos conectados, o que vem facilitando a vida de milhares de pessoas.
Para 2021, se espera uma onda de novos recursos para aprimorar esta tecnologia, que promete tornar os processos e máquinas mais inteligentes e conectadas.
3. Inteligência artificial.
A Inteligência artificial já não é novidade para ninguém. Ela é usada para facilitar nossa vida, principalmente quando temos um grande volume de trabalho.
Mas a tendência para este ano é que mais empresas seja qual for seu tamanho, adote esta tecnologia principalmente na segurança da informação e na coleta de dados, o que ajuda as empresas tomarem decisões baseadas em análises concretos.
4. Realidade aumentada
A realidade aumentada já não é novidade para mais ninguém. Ela já faz parte do nosso cotidiano. O mais comum uso desta tecnologia está no código QR.
Mas para 2021, a realidade aumentada não para por ai. Uma rede de fast food usarão mini games para decorar suas lojas com realidade aumentada. Esta tendência estará muito aliada ao marketing para os negócios.
5. Containers em nuvem.
Com certeza você conhece a tecnologia em cloud. Mas já ouviu falar dos cloud containers? Containers em Nuvem, é um modelo de sistema operacional totalmente virtual, onde permite instalar e executar diversos aplicativos em diferentes lugares de maneira segura, dinâmico e eficiente.
A vantagem dela é que reduz os custos com infraestrutura local e permite o foco total nas aplicações.
6. Nuvem distribuída.
Como o próprio nome diz, nuvem distribuída refere-se a serviços em nuvem sendo distribuídas para diversos locais físicos, porém a governança e a operação ainda estão sobre responsabilidade do provedor de nuvem pública.
Como muitas empresas estão preferindo migrar seus aplicativos e dados para a nuvem pública, esta tendência vem crescendo nos últimos anos.
7. Colaboração, mercado de UC.
Estudo feito pelo Gartner apontam que 28% dos usuários em telefonia utilizarão uma solução em nuvem para este ano. O Mercado de UC irá saltar de U$ 32 bilhões para U$ 60 bilhões até 2025.
8. VarejoTech.
As marcas estão investindo cada vez mais com o relacionamento com seu consumidor. E a transformação digital contribui fortemente neste processo com as experiências de compras personalizadas.
9. DataOPS
Esta é mais uma metodologia de análise de dados, que uma tecnologia propriamente dita. Ela segue os princípios da DevOPS, aplicadas ao time de Big Data. Com esta metodologia os fluxos de trabalho relacionados a análise de dados estarão mais unificados. Otimizando tempo com a diminuição de processos manuais.