Com uma página atrativa e interessante para o público, certamente o que a sua empresa menos espera ou deseja é ver o site fora do ar. Esse é um problema que pode acontecer, mas deve ser evitado a todo custo para não afetar a navegação dos usuários e, consequentemente, os negócios.
As razões para que um site fique fora do ar podem variar bastante: vão desde uma indisponibilidade do servidor a um ataque. Entretanto, existem formas de prevenir a sua página desse tipo de problema.
Por isso, decidimos listar, neste post, 8 estratégias que podem resolver a dor de cabeça de um site fora do ar. Continue lendo o texto e confira:
Evite a expiração do domínio
Esse é um erro comum que pode ocorrer por falta de atenção ou de organização do empreendedor — e a falta de renovação do domínio pode gerar muitos problemas.
Anualmente, é necessário fazer a renovação, mas como esse intervalo de tempo é relativamente longo, as chances de você acabar se esquecendo aumentam (mesmo que as empresas enviem e-mails para te lembrar sobre a renovação!).
Caso não seja renovado, o domínio fica congelado; e o site, fora do ar. É importante manter uma organização sobre isso para sempre manter a renovação em dia e não deixar que um problema simples se transforme em algo muito maior.
Tome certos cuidados ao trocar de servidor
Em alguns casos, é necessária a troca de servidor, o que pode acabar gerando algum problema. Isso porque, durante a troca, é possível que o site apresente algum problema. É muito importante ficar atento a isso.
Também pode acontecer de um arquivo de configuração possuir algum erro de escrita, fazendo com que todo o site fique fora do ar. Assim, uma página é exibida com o código de erro 500, usado para erros do servidor.
Portanto, é imprescindível tomar cuidado com o servidor e se atentar às suas configurações.
Atente-se ao suporte oferecido
Esse é um ponto cuja importância se manifesta quando um problema acontece. Um site fora do ar é motivo de preocupação pelas mais diversas razões. E, para solucionar todos os possíveis casos, é necessário entrar em contato com o suporte da hospedagem.
Dependendo da empresa, o suporte pode demorar para responder e não atender a sua demanda de forma adequada. Sites costumam ficar até mais de 1 dia fora do ar por falta de bom atendimento do suporte, e isso gera muito prejuízo também para a empresa.
Considerando a importância do suporte bem prestado, pesquise com antecedência qual empresa oferece o serviço mais adequado. Além disso, consulte os próprios clientes que contrataram a empresa em questão.
Analise os recursos do seu servidor
Alguns servidores de hospedagem contam com limites de utilização. Então, se o site passa por um pico de tráfego ou sistema não otimizado, pode sobrecarregar o servidor, que fica congelado.
Dessa forma, quando alguém tentar acessar um site que está passando por uma sobrecarga, o navegador ficará algum tempo aguardando uma resposta do servidor. Em alguns casos, inclusive, é possível que a empresa de hospedagem até bloqueie o site para evitar que outros clientes do mesmo servidor sejam prejudicados.
Portanto, é fundamental que, antes mesmo da contratação da hospedagem, toda empresa consulte a respeito dos limites de utilização. Muitos problemas podem ser evitados quando todos os detalhes do contrato são analisados.
Opte por soluções em nuvem
Os servidores em nuvem são uma excelente alternativa para a hospedagem de um site, pois oferecem maior estabilidade e segurança. Isso porque, além de não sofrerem com problemas de hardware, os problemas com software são isolados do ambiente da sua empresa.
Com as principais causas de instabilidade não oferecendo riscos ao servidor em cloud, todos os demais benefícios dessa solução — como o fato de ser escalável, a alta velocidade e os preços competitivos (em comparação com os servidores dedicados) — fazem dos cloud servers uma excelente alternativa para a redução de custos.
Tenha um website otimizado
Essa é uma dica importante para não ter problemas com o site fora do ar. Um site que é pesado e demora para carregar pode estar sobrecarregando o servidor de hospedagem. Nessa situação, é possível que um pequeno aumento no número do tráfego esteja fazendo com que o servidor opere no limite e tire o site do ar.
Por isso, a otimização se torna muito importante. Utilizar técnicas de cache, construir um site com design mais leve e funcional, remover scripts desnecessários, entre outras medidas, são exemplos de melhores práticas para evitar que isso aconteça.
Invista em segurança
Esse é outro ponto importante e que não pode ser esquecido. Você precisa investir nos aspectos de segurança do seu site para ter melhores resultados e não sofrer com invasões, acessos indevidos, vazamentos de informações etc.
Caso você utilize um CMS, como o WordPress, o ideal é usar senhas bem reforçadas, criptografia, monitoramento de tráfegos suspeitos, correções contra vulnerabilidades, além de outras medidas de segurança.
Descubra a razão do problema
Vários motivos podem fazer com que um problema aconteça e deixe o site fora do ar. Caso isso aconteça, é importante verificar quais motivos resultaram no ocorrido para garantir que ele não se torne um problema recorrente.
O suporte do serviço de hospedagem, cuja importância já ressaltamos, poderá apontar o que provocou a queda.
Se for um ataque DDoS, por exemplo, o suporte pode bloquear os IPs de origem do ataque; se o problema for um pico de acessos, o suporte pode ajudar a otimizar o site ou recomendar até mesmo um plano diferente.
Portanto, monitorar e estudar as origens do problema é uma prática que precisa ser sempre seguida. Fazendo isso, será possível prever novos problemas da mesma natureza e buscar soluções junto à empresa que presta o serviço de hospedagem.
Neste post, apresentamos algumas das melhores estratégias que a sua empresa pode adotar para evitar que os problemas com site fora do ar se tornem realidade. E para receber mais dicas como essa, siga-nos no Facebook, no LinkedIn e no Twitter!