Sua empresa adotou o sistema home office nesta pandemia? Como você imagina que estejam seus colegas de trabalho? Talvez eles estejam com uma roupa confortável, sentado com seu notebook no sofá, ou já tenham um lugar com móveis apropriados, seguindo a rotina de colocar uma roupa de trabalho e produzirem suas tarefas.
Não dá para saber de que forma os funcionários encaram o trabalho remoto, a menos que enviem uma fotografia. Mas um monitoramento em tempo real ajudaria seus funcionários a focarem seus esforços nas tarefas de trabalho para ter um bom resultado na entrega final?
Hoje no mercado existem diversas ferramentas para acompanhar o desempenho do usuário remotamente. Desde as mais simples, que somente certifica se o funcionário está logado a um sistema e captura sua tela, até as mais complexa que oferecem a empresa diversos relatórios de gestão para monitorar a produtividade dos funcionários e, até gerenciar a segurança cibernética.
Com toda certeza o cenário da pandemia fez aumentar a migração para o home office. A solução parecia ser simples, mas muitos desafios foram aparecendo na implementação, e por consequência houve um aumento na oferta de ferramentas de monitorização remota no mercado. A Softline trouxe para o Brasil a tecnologia End User Analytics, uma ferramenta completa de monitorização de trabalho remoto.
Confiança x Monitoramento
Para o modelo de gestão moderna, também conhecida como Gestão 4.0, um monitoramento muito assíduo poderá estressar a relação de confiança entre a empresa e seus funcionários, além de quebrar todo o encanto do home office onde o funcionário está mais livre para administrar seu tempo e auto gerir as suas atividades prioritárias.
Porém, uma ferramenta que ajude a organizar o cotidiano e transmite tranquilidade para o funcionário trabalhar sem se preocupar com a segurança do seu dispositivo, ajudará a manter a produtividade da empresa.
Quais são as boas práticas?
O regime de trabalho remoto se não for bem planejado e não receber investimentos necessários poderá causar problemas as empresas. Por isso, recomendamos 5 boas práticas para o home office.
1.Invista em ferramenta de comunicação:
Quer ter sucesso no Home Office? Invista em ferramentas que você poderá interagir com a sua equipe. Pois mesmo a distância você pode oferecer todo o apoio e organizar as estratégias de trabalho.
Investimento não quer dizer somente abrir o caixa da empresa para contratar uma nova ferramenta. Hoje existem diversas ferramentas gratuitas ou você pode dar um upgrade nos softwares que a empresa já possui.
Serviços como Teams, Office 365, Virtual DeskTop, End User Analytics, entre outros, podem ser incorporados na comunicação da empresa.
2. Crie um guia de boas práticas
Trabalhar em home office não significa que não existam regras e boas práticas. Deixe claro, - se possível formalizado -, aos funcionários que eles têm deveres a cumprir e suas responsabilidades são as mesmas de um trabalho presencial. Por exemplo: Informe se o colaborador deve cumprir uma carga horária ou se o objetivo passa a ser por entrega e resultados.
3. Continuem com as Metas
Quando o funcionário vai trabalhar em casa, pode acabar esquecendo de suas metas. Por isso crie um senso de responsabilidade entre sua equipe e estabeleça entrega de atividades diárias, semanais e a longo prazo. Assim você poderá acompanhar a performance dos funcionários.
4. Faça reunião na medida certa
Por mais que os membros da sua equipe estejam longe fisicamente, marque reuniões periódicas para saber como eles estão e como evoluem as suas atividades.
Empresas do ramo de TI por exemplo, já estão habituadas em fazerem reuniões para alinhar objetivos e dar andamento aos seus projetos.
Também é importante, nestas reuniões, saber como o time está se sentindo para evitar o esgotamento mental. Isto ajudará a manter a equipe unida e motivada para desempenhar suas atividades.
5.Ajude a sua equipe
O problema de algumas empresas é não dar suporte aos seus funcionários que estão em trabalho remoto, deixando-os completamente sozinhos. Esta situação fará com que estes funcionários gastem tempo resolvendo problemas que não são de suas alçadas, ou fará com que eles se sintam sem o suporte adequado para realizarem seus trabalhos com a dedicação necessária.
E depois da pandemia?
Mesmo após o fim da pandemia, muitas empresas continuarão com o home office, pois enxergaram neste sistema uma possibilidade de redução de custos e uma melhora na qualidade de vida dos seus colaboradores, e isto reflete diretamente na produtividade.