Se pararmos para olhar o passado e lembrarmos de dois anos atrás, em 2020, com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil muitas empresas precisaram se adaptar e adotar o trabalho remoto.
De alguma maneira, você viu essa situação e percebeu como a gestão de home office trouxe alguns desafios específicos, seja em manter a motivação dos colaboradores para que as entregas não atrasem ou a interação entre as equipes para o melhor funcionamento da cultura organizacional.
Dois anos depois, com a queda dos índices da pandemia, algumas empresas têm optado pela volta ao escritório. Mas esse parece não ser o desejo da maioria dos trabalhadores que priorizam, cada vez mais, uma rotina flexível para evitar os transtornos de deslocamento, má alimentação e falta de tempo para as atividades físicas e sociais.
De acordo com uma pesquisa do Google, houve um aumento de 340% nas buscas por vagas remotas ao longo dos últimos dois anos.
Não à toa, no LinkedIn surgem diariamente discussões acaloradas e diversas a respeito do tema e até mesmo uma certa movimentação por parte dos colaboradores em não aceitar a imposição do trabalho presencial.
Dados da pesquisa da Fundação Dom Cabral, apontam que 75% dos colaboradores desejam trabalhar remotamente, com opção de escolher a frequência do trabalho presencial.
Sendo assim, os números apontam que a jornada flexível não é mais apenas uma tendência. Passou a ser um novo padrão no mercado de trabalho, uma aposta para o alto rendimento dos funcionários e uma escolha feita pela própria equipe. Ou seja, o trabalho remoto é uma realidade, mas a sua gestão ainda é algo que traz muitos desafios aos gestores.
Com o intuito de desvendar esses desafios, trouxemos dicas valiosas. Descubra, a seguir, a forma ideal de realizar a melhor gestão de home office e acelerar o seu time.
Siga conosco!
Neste artigo, você verá:
- Qual a experiência da gestão do home office;
- Como coordenar a gestão de home office;
- Habilidades para uma boa gestão de home office;
- Como potencializar a sua gestão de home office;
- Guia exclusivo sobre os novos modelos de trabalho.
Qual a experiência da gestão do home office?
A experiência da gestão do home office passa diretamente pelo sentimento dos colaboradores. O principal impacto que o trabalho remoto trouxe à vida das pessoas está relacionado a sua qualidade do trabalho, a relação individual e, principalmente ao seu bem-estar, como indica a Runrun.it. em uma pesquisa realizada sobre o comportamento no home office.
Além dessa, foram coletadas outras respostas junto aos colaboradores, onde:
- 97% se dizem aliviado por não perderem tempo com deslocamentos e trânsito;
- 66,7% apontam a flexibilidade de horários como principal benefício;
- 54,5% dizem que passar mais tempo com a família fez muita diferença.
Essas respostas apontam benefícios para trabalhadores remotos, como a melhor organização do tempo para a prática de atividades físicas e melhora na rotina para uma alimentação mais saudável.
Como resultado, há melhor qualidade de vida e menor índice de questões delicadas, como o absenteísmo, afastamento e, claro, piora na saúde mental dos colaboradores.
De forma geral, a boa gestão do home office pode utilizar essas perspectivas para implementar a motivação dos colaboradores. E essa, sem dúvidas, é a melhor escolha para quem deseja atrair e reter bons talentos.
Não por acaso, uma pesquisa do Google indicou que 64% das pessoas pediriam demissão sem outro trabalho em mãos, caso não tenham flexibilidade em sua modalidade de atuação.
Como coordenar a gestão de home office?
Os benefícios do home office para os colaboradores realmente são muitos e ocorrem de ponta a ponta. Segundo a mesma pesquisa do Google, 71% dos executivos observam que com o alto engajamento dos colaboradores é possível identificar ótimos resultados na experiência ao cliente, maior satisfação e aumento da receita.
Mas para que tudo isso ocorra e a sua equipe esteja realmente engajada, é essencial entender quais são as principais medidas para aprimorar o seu local de trabalho.
Veja ações essenciais e compartilhe com a sua equipe:
1. Estabeleça uma comunicação eficiente e proativa
Utilizar os canais de comunicação oficiais para solicitar e documentar demandas é fundamental. Soluções do Office 365, como o Microsoft Teams, por exemplo, são úteis para demandas via textos, chats, ligações, áudios, videoconferências ou ainda a colaboração mútua em determinados documentos.
Evite utilizar canais de uso pessoal do colaborador para resolver as demandas profissionais, como o WhatsApp ou as redes sociais.
2. Use o melhor da tecnologia
A Softline oferece soluções tecnológicas com foco no aumento da performance e na evolução de todas as suas operações no ambiente cloud, como o Cloud Maestro. Na prática, essa solução é responsável por centralizar em uma única plataforma todos os dados importantes para a sua tomada de decisão.
Com o Maestro Data Platforma é possível coletar e unir big data e inteligência analítica, armazenar e trabalhar com um grande volume de dados, gerando insights potentes e, cada vez mais, certeiros para a organização.
Assim, a partir da utilização do Maestro no dia a dia das organizações, “passamos a tomar decisões de alto impacto através da inteligência analítica para expandir os negócios”. Na plataforma online de análise de dados para ambientes cloud, navegue por módulos do sistema que contribuirão na gestão dos recursos de cloud computing.
Entre eles:
3. Análises de produtividade e organização dos processos
A boa gestão é baseada na confiança. Logo, perseguir a gestão de tempo dos colaboradores não é uma prática recomendada. O importante é acompanhar métricas de produtividade.
Para isso, vale recorrer às ferramentas que organizam as demandas e indicam qual foi o tempo demandado para cada uma delas. Além disso, toda essa organização possibilita identificar a duração para cada atividade, para cada cliente e até mesmo medir o capital necessário para as operações.
4. Segurança e proteção das informações
Atualmente, soluções de backup são essenciais. E com caminhos realizados pelo Cloud Backup, por exemplo, as empresas mantém suas informações protegidas contra malwares, acidentes ou acessos indevidos.
Para isso, o Cloud Backup envia automaticamente os dados diretamente para data centers padrão World Class III, protegendo imediatamente os dados sensíveis da sua empresa.Saiba mais sobre o Cloud Backup da Softline.
5. Realize reuniões e integração dos colaboradores nos momentos certos
Reuniões excessivas, sem pautas e sem foco podem ser inimigas da produtividade. Portanto, é importante deixar previamente agendado com seus colaboradores quando haverá reuniões para o alinhamento.
Estabelecer uma rotina com dias e horários é o melhor caminho para realizar integrações, discutir metas, comemorar resultados e até mesmo interagir com a equipe.
O ideal é pensar em dias estratégicos e que não atrapalhe a produção dos seus colaboradores.
Habilidades para uma gestão de home office
Além das ferramentas adequadas, é essencial reunir as soft skills que ajudarão na gestão do home office. Identificar e aprimorar essas habilidades são pontos importantes para um bom gerenciamento.
Nesse sentido, preparamos tópicos importantes para maximizar as equipes e elaborar planos estratégicos para as tarefas.
Leia com atenção!
Construa relacionamentos de confiança
Bons níveis de confiança são construídos com o passar do tempo. E para que isso ocorra, é interessante descentralizar as decisões e estimular uma gestão horizontal, humanizada e participativa onde todos possam opinar.
Ofereça feedbacks construtivos
Feedbacks são essenciais para estimular o crescimento dos colaboradores e corrigir ações imprecisas da equipe.
Ofereça feedbacks direcionados ao crescimento do colaborador, demonstrando confiança em seu trabalho. Além disso, acolha os feedbacks necessários para entender os diferentes pontos de vista em uma mesma equipe.
Acompanhe as métricas e resultados
Ao acompanhar as métricas, você entenderá melhor se determinadas dificuldades são pontuais ou recorrentes. Converse com seu time sobre KPIs e discuta formas de aumentar a eficácia das entregas.
Motivação à equipe e planejamento
Foi-se o tempo em que benefícios emocionais eram avaliados como vantagens. Os colaboradores estão mais objetivos às oportunidades para a carreira, aperfeiçoamento das funções e qualidade e saúde mental no ambiente organizacional.
Por isso, ofereça metas claras e factíveis por um determinado período para que todos possam planejar suas carreiras com base nos benefícios que encontrarão na jornada sob a sua gestão e, principalmente, pense na qualidade de vida e no bem-estar da sua equipe.
Potencialize a sua gestão de home office com a Softline
A Softline está ao seu lado para potencializar suas habilidades, promover ferramentas para gerir equipes remotas e te fazer uma referência em sua gestão de home office.
Líder mundial no fornecimento de soluções e serviços de transformação digital e segurança cibernética, a Softline conta com mais de 8.400 funcionários atuando em mais de 60 países e está pronta para te ajudar a alcançar a melhor gestão para equipes remotas.
A Softline será sua parceira ideal para aprimorar a sua relação frente aos desafios, tarefas e processos.
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Confira pontos essenciais para desenvolver sua liderança, potencializar seus resultados e se tornar uma referência na gestão do trabalho remoto. Supere os seus desafios!