A tecnologia vem invadindo as mais diferentes áreas e trazendo a transformação digital. Nesse sentido, nem mesmo a telefonia ficou de fora e, com isso, surgiu a telefonia digital. Baseada na conversão das mensagens em voz em grupos de dados que são transmitidos digitalmente, esse tipo de telefonia necessita da internet para funcionar.
Suas características e, principalmente, as suas vantagens têm feito com que essa seja uma opção cada vez mais adotada por empresas de todos os tamanhos. Mas, afinal, será que vale a pena a sua empresa investir nessa solução? A seguir, confira uma análise sobre o assunto e veja como se decidir.
Quais as vantagens da telefonia digital?
A telefonia digital é uma opção que vem transformando a comunicação corporativa em vários sentidos. Grande parte disso se deve não apenas à necessidade de buscar novos recursos tecnológicos, mas também à questão de que ela tem vantagens como:
Diminuição dos custos com chamadas
Um dos maiores motivadores para o uso da telefonia digital diz respeito à redução de custos que ela oferece. Em relação à telefonia digital, sai muito mais barato fazer chamadas. Se elas forem internas, por exemplo, o processo sai de graça.
Imagine o uso do Skype for Business. Ao garantir que toda a equipe tenha acesso a esse recurso, as chamadas entre os diferentes setores acontecem de maneira gratuita. Ao final do mês, esse é um fator importante de economia.
Melhora na comunicação interna
Inclusive, o uso da telefonia digital também ajuda a melhorar a comunicação interna de maneira geral. Sem a limitação ligada aos custos de realizar uma chamada, os colaboradores se sentem mais livres para realizar chamadas.
Isso permite uma troca mais consistente de informações, o que colabora para diminuir os ruídos de comunicação. Além disso, é possível conseguir mais produtividade e eliminar erros e retrabalhos.
Integração com outros recursos
Outra característica muito vantajosa da telefonia digital é que ela permite a integração com outros recursos. No Skype for Business há, por exemplo, a possibilidade de fazer chamadas em vídeo e até mesmo videoconferência em grupo.
No geral, essa tecnologia permite a integração com ferramentas diversas, inclusive com o uso de plataformas de gerenciamento. No geral, é algo que melhora a comunicação, otimiza os resultados e permite a melhor utilização possível dos recursos.
Maior mobilidade
O fato de acontecer de maneira digital faz com que essa telefonia seja cada vez mais móvel. Com a popularização da nuvem, é bastante comum que os recursos estejam disponíveis em qualquer lugar.
Se antes era necessário ficar estático, hoje é possível fazer ligações utilizando esse recurso de praticamente todo lugar. Novamente no caso do Skype for Business, em geral é possível fazer ligações de origens diferentes..
Com o uso do recurso, dá para fazer a ligação de qualquer lugar com acesso à internet, de modo que é possível facilitar a comunicação com equipes remotas, trabalhadores em home office e assim por diante.
Melhor gerenciamento de informações
De uma forma geral, a telefonia digital consiste no “empacotamento” de dados e seu envio digital. Por causa disso, é mais fácil ter controle sobre esses dados e fazer o seu gerenciamento.
É possível, por exemplo, manter um registro de ligações realizadas, gravar as ligações — incluindo as de atendimento — e gerenciar os dados mais facilmente. Além de tudo, é também uma forma de proteger as informações.
E quais são as suas desvantagens?
Ao mesmo tempo, é preciso considerar que há desvantagens na adoção dessa solução. Em geral, elas não são grandes o bastante para justificar a não adoção da solução, mas elas devem ser conhecidas. Entre as principais desvantagens estão:
Necessidade de adaptar a estrutura
Para implementar a telefonia digital no seu negócio é necessário adaptar a estrutura para que ela possa “comportar” esse tipo de solução. Se você pretende contar com o Skype for Business vai precisar garantir que todos tenham acesso facilitado a essa solução, o que pode incluir realizar alguns treinamentos.
Pontualmente, isso gera uma necessidade maior de investimentos de modo a adaptar toda a estrutura. Ao mesmo tempo, esse é um investimento que possui um retorno consistente, então isso deve ser levado em conta porque não se trata de um gasto vazio.
Mesmo assim, há uma mudança no panorama de como as ações são executadas na empresa, então essa adaptação pode contar como um ponto negativo em certos casos.
Possíveis atrasos de comunicação
Como é necessário que haja a transferência do pacote de dados para haver a comunicação, é possível que ocorram atrasos na comunicação. Isso se dá na forma de ecos que podem ser formados, atrapalhando o entendimento claro da mensagem.
Além disso, é possível que aconteça uma espécie de linha cruzada, o que interrompe o fluxo de informações.
No geral, esses atrasos são tão menores quanto maior é a qualidade da estrutura, como a velocidade de internet utilizada. Mesmo assim, é um fato que conta pontos negativos.
Afinal, vale a pena investir?
A verdade é que, apesar das poucas desvantagens, vale a pena investir na telefonia digital se você tiver o objetivo de colocar o seu negócio na era digital. Por meio do Skype for Business, por exemplo, é possível atender clientes, se comunicar internamente, fazer reuniões e conseguir melhorar o uso de recursos da empresa de maneira prática.
Ao fazer um plano adequado para o seu negócio, o custo é por usuário, além de permitir a integração a outras ferramentas. Assim, você consegue economizar na hora de usar e, ainda obter todas as vantagens.
Embora cada negócio tenha suas próprias características, é bastante difícil que um empreendimento não se beneficie dessa escolha.
A telefonia digital é uma forma moderna e prática de se comunicar, além de ser consideravelmente mais barata do que a telefonia convencional. Além disso, ela traz mais versatilidade e novas opções, fazendo dela uma ótima escolha. Assim, se o seu negócio quer uma comunicação melhor e mais eficiente, vale a pena fazer o investimento e aproveitar esses benefícios.
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