Uma gestão corporativa eficiente é altamente baseada em informações relevantes — quanto ao negócio e seus processos, ao mercado e aos clientes. Para que isso seja possível, é cada vez maior a necessidade de contar com um sistema para fazer o armazenamento de dados da empresa.
Versátil, uma solução desse tipo é capaz de ajudar indústrias e comércios de diversos setores em uma grande quantidade de situações. Com isso, planejar desde já uma consolidação de dados é fundamental se você deseja o sucesso.
Além de contar com uma solução tecnológica, o armazenamento de dados também necessita de uma estratégia e de uma estruturação para que seja feito de maneira sustentável. Portanto, não se trata apenas do uso de ferramentas tecnológicas, mas também de uma inteligência de negócio.
E é sobre isso que vamos refletir neste artigo. Continue a leitura para entender qual é a importância do armazenamento de dados da empresa e, também, de que forma ele pode ser feito tanto no modo tradicional quanto por meio da computação em nuvem!
7 benefícios que o armazenamento de dados da empresa oferece
Do aumento das capacidades analíticas à ampliação das vantagens competitivas, passando por itens como segurança da informação e mobilidade, veja, a seguir, quais vantagens sua empresa pode obter ao trabalhar de maneira estruturada o armazenamento dos dados:
1. Facilita a análise das informações vitais do negócio
Dados são úteis porque podem ser transformados em informação. Aliás, essa frase fica melhor assim: dados só são importantes quando podem ser transformados em informações úteis. Em um mercado competitivo como o atual, ter as informações necessárias faz a diferença para qualquer negócio.
De acordo com um estudo realizado pela Gartner, empresa global de pesquisas em tecnologia, até 2021 as empresas devem ser mais valorizadas por suas informações do que pelos produtos e serviços que disponibilizam para o mercado.
Na prática, as companhias que melhor administram dados próprios e de fontes externas tendem a ser mais competitivas. Isso ocorre porque os processos de inteligência do negócio se tornam mais eficientes.
Com um bom software de armazenamento, além de a guarda dos dados, o cruzamento deles também facilita a identificação e o monitoramento de padrões, tendências, oportunidades e ameaças.
Imagine uma indústria que armazena seus dados de produção. Por meio de uma análise mais aprofundada, é possível encontrar a oportunidade de otimizar seus parâmetros produtivos, seja pela eliminação de uma etapa ou pela automação de outro ponto.
2. Ajuda a reduzir os custos em geral e otimiza a qualidade dos investimentos (no negócio e em TI)
Informação é poder e, em uma análise mais estratégica, também é dinheiro. Se um negócio quer entender mais sobre sua projeção de vendas e não tem dados consolidados, vai, então, precisar fazer um levantamento estatístico bastante complexo.
Por outro lado, ao ter o armazenamento de dados da empresa bem estruturado, é necessário apenas fazer uma análise relevante em busca de respostas. A captura e o tratamento das informações já estão postos — tais processos são desenvolvidos de forma sistemática e contínua.
A questão da redução dos custos também está associada ao fato de que decisões erradas normalmente implicam em prejuízos ou, no mínimo, em perdas de oportunidades. Já que o processo se torna mais assertivo e bastante efetivo, o resultado natural é a conquista de uma economia.
Em médio e longo prazos, é possível poupar cifras consideráveis, que fazem toda a diferença na saúde financeira de uma organização. E, quanto mais economia há graças ao armazenamento de dados, de mais recursos a empresa dispõe para investir em melhorias e em seus esforços de novas conquistas.
Além disso, torna-se mais fácil impulsionar o desenvolvimento e a construção de serviços tecnológicos para amparar suas ambições de mercado.
3. Facilita a comunicação com o mercado e o relacionamento com o público-alvo
Quando se fala em gerenciamento de dados, a estratégia comercial é sempre uma das maiores beneficiadas. E o motivo é simples: por meio da análise dessas informações, é possível traçar um perfil de consumo do público-alvo, criar planos de comunicação e marketing e falar com as pessoas certas na melhor hora.
Uma pequena empresa de serviços, por exemplo, pode saber com mais facilidade quem é seu cliente se armazenar dados relativos ao histórico de fechamento de contratos. Por meio dessas informações, dá para descobrir o que o consumidor deseja, quem ele é e como ele consome.
Esse tipo de entendimento é especialmente vantajoso para os times de vendas porque torna os esforços de conversão mais efetivos. Ao oferecer exatamente o que o cliente busca, ou estruturar discursos amparados em informações reais, o resultado é a obtenção de mais facilidade para convencê-lo a comprar.
Além disso, mais conhecimento sobre o público-alvo também possibilita uma maior satisfação e, consequentemente, favorece a fidelização dos consumidores. Com dados de compras passadas, por exemplo, uma revenda consegue melhorar o relacionamento com clientes.
Dessa forma, é possível alcançar resultados mais consistentes e sustentáveis. Quanto mais se sabe sobre o público, portanto, mais personalizado e atrativo pode ser o atendimento do negócio.
4. Favorece a segurança e mitiga os riscos internos e externos
A segurança da informação nunca foi tão importante. Com o fluxo de dados sendo muito maior do que antigamente, é cada vez mais necessário pensar em como a organização pode se proteger — hoje, o Brasil só perde para o México no ranking mundial de fraudes em informações corporativas, de acordo com a Palo Alto Networks.
Empresas que melhor trabalham o armazenamento também elevam seus mecanismos de segurança. Isso acontece porque, ao fazer um armazenamento estruturado, essas organizações podem construir com mais facilidade os níveis de proteção que desejam.
Esse processo se dá por meio do controle de acesso à rede e às aplicações, camadas de criptografia, entre outras. Tanto ameaças internas (erros dos usuários, entre outros) quanto externas (hackers, espiões industriais etc.) podem ser mitigadas com uma boa estratégia de guarda e proteção dos dados.
Um empreendimento varejista que lida com dados sensíveis de seus consumidores, tais como informações de cartão de crédito, cadastros pessoais e históricos de relacionamento comercial, por exemplo, encontra no armazenamento planejado e seguro uma forma de garantir que tais conteúdos não se tornem públicos ou facilmente acessados por pessoas não autorizadas (hackers, sobretudo).
5. Possibilita a mobilidade que o mercado exige para a expansão dos negócios
Estando na era da transformação digital, nunca foi tão importante conseguir que a gestão aconteça de qualquer lugar. Com a crescente necessidade de mobilidade, um armazenamento de dados bem planejado pode oferecer exatamente essa qualidade.
Isso acontece principalmente graças ao uso da nuvem, que permite uma disponibilidade maior de informações. Os conteúdos podem ser acessados em qualquer local e hora, por meio de qualquer dispositivo (desktop, tablet, notebook, smartphone etc.).
Um executivo de vendas em viagem pode lançar pedidos no sistema ou consultar os estoques do aeroporto ou no quarto do hotel, por exemplo. Mesmo nesse caso, a segurança não é um problema, já que a empresa pode justamente construir um nível de proteção que seja mais adequado para a sua realidade.
6. Faz com que as tomadas de decisão sejam mais rápidas e assertivas
Quando a questão envolve a tomada de decisão do negócio, o ideal é que ela seja muito bem embasada. Mais informação permite uma análise mais crítica das situações, colaborando para que a escolha certa seja feita. Ao mesmo tempo, toda decisão tem um timing ideal — e demorar demais pode fazer com que oportunidades sejam perdidas.
Com o armazenamento de dados da empresa sendo feito de uma forma mais estratégica e estruturada, o processo fica mais simples e efetivo. Analisar e pesquisar informações são atitudes realizadas de maneira mais fácil e mais rápida, o que garante que os gestores consigam decidir melhor e em tempo hábil.
Estando os dados na nuvem, é ainda mais fácil garantir o dinamismo na tomada de decisão, de qualquer lugar. Uma loja, por exemplo, pode usar dados de vendas no período anterior para identificar qual é o volume de estoque a ser adquirido. Sem demorar muito, é possível comprar com antecedência e garantir que a reserva seja dimensionada da maneira correta.
7. Oferece vantagens competitivas e diferenciais de mercado
Se a informação é assim tão importante no mercado de hoje, não é incorreto dizer que quem tem o dado adequado sai na frente dos demais. Se uma loja compreende melhor o cliente e seu próprio funcionamento, é natural que ela tenha resultados melhores do que outro estabelecimento cuja gestão seja baseada tão somente no feeling empresarial.
O resultado é que esse tipo de armazenamento ajuda a empresa a criar e a encontrar seu diferencial competitivo, o que a leva a uma vantagem em relação aos concorrentes. Quanto mais madura a companhia é em relação ao armazenado e ao uso de dados, melhores e mais relevantes são as suas análises, de maneira geral.
3 tipos de armazenamento de informações que seu negócio pode utilizar
Depois de entendermos os benefícios de armazenar de forma estruturada os dados da empresa, vamos, agora, aos vários tipos de armazenamento disponíveis:
1. Servidores internos
Mais tradicional, esse tipo de equipamento permite o armazenamento de dados que podem ser acessados, alterados e adicionados por computadores ligados a ele. Por meio dos servidores, aplicações e arquivos comuns são acessados com rapidez e segurança.
Trata-se, no geral, de boas opções para empresas pequenas e sem muita demanda de armazenamento de informações, uma vez que, quando o negócio cresce, é preciso acrescentar servidores ou capacidades aos já existentes.
2. Dispositivos de storage
Dispositivos de storage são boas alternativas para as organizações que precisam apenas armazenar dados e arquivos, não havendo a necessidade de transferir frequentemente essas informações da rede interna.
Eles são, basicamente, aparelhos que atuam como se fossem HDs externos e não contam com uma interface (sistema operacional, por exemplo) que permita a transferência ou o acesso múltiplo. Portanto, não são indicados para estratégias mais complexas de armazenamento, mas podem ser úteis em diversas aplicações.
3. Serviços de armazenamento na nuvem
A computação em nuvem vem ganhando bastante popularidade no mundo corporativo, sendo os serviços de armazenamento os mais requisitados. E há uma série de vantagens nessa abordagem: redução de custos à segurança da informação, mobilidade, flexibilidade e facilidade de escalar recursos (que são fornecidos virtualmente, pela internet).
Com essa tecnologia, arquivos, dados e até aplicações robustas, como ERPs, plataformas de BI e outras, são armazenados nos data centers de um fornecedor especializado (um provedor de serviços de nuvem).
É este fornecedor que se encarrega de toda a infraestrutura e das ações de segurança dos dados, o que oferece comodidade às empresas. As companhias, por sua vez, só pagam pelo espaço ocupado, numa modalidade de assinatura.
Com o armazenamento na nuvem, é possível se livrar de algumas preocupações que são constantes no dia a dia operacional, como: monitoramento das informações, backups (cópias de segurança), criptografia de dados mais sensíveis, gastos com infra e pessoal especializado, entre outros.
Para isso, é preciso contar com um provedor de excelência, que possua credenciais e certificações para lidar com os materiais de forma segura. Também é importante firmar um acordo de níveis de serviços (SLA) que contemple todas as obrigações e deixe clara a forma com que os dados do negócio devem ser tratados (níveis de acesso, disponibilidade etc.).
Bônus: o armazenamento de dados da companhia deve ser tratado de forma estratégica
Como você viu ao longo deste artigo, há diversas razões para que o armazenamento de dados da sua empresa seja pensado e estruturado com metodologias e ferramentas de alta performance. No geral, os fatores acima citados colaboram para que o negócio entre em uma tendência de crescimento consolidado.
O entendimento do público-alvo aumenta a satisfação do cliente, enquanto a tomada de decisão assertiva favorece a realização de investimentos com melhor retorno. Com as informações sempre seguras e acessíveis, problemas são evitados e tem-se mais capacidade analítica, além de uma operação de TIfacilitada.
Outra questão importante é que o negócio fica mais fortalecido para lidar com as frequentes mudanças que acontecem no mercado. Baseando-se em dados estruturados e devidamente controlados, é mais fácil vislumbrar e planejar o futuro, assim como contornar imprevistos que possam surgir durante a rotina organizacional.
O armazenamento de dados é importante para todas as empresas, pois ajuda o processo de tomada de decisão, favorece o atendimento ao público em geral e, também, oferece vantagens competitivas quando usado da forma correta.
Por fim, um conselho: opte pela nuvem. Esse modelo é o mais sustentável em médio e longo prazo, além de oferecer mais flexibilidade para adicionar ou diminuir recursos conforme o negócio cresce ou em períodos sazonais de fluxos de informações.
A nuvem também ajuda a ter custos mais previsíveis e controláveis, além de diminuir a vulnerabilidade perante ataques ou erros dos usuários.
Como você tem tratado o armazenamento de dados da empresa? Gostou das informações deste artigo? Entre em contato conosco e veja como podemos ajudá-lo a potencializar sua estratégia!